Biografias

Francisco Antônio Pereira Rocha

A carta escrita em 1860 por Allan Kardec ao baiano Francisco Antônio Pereira Rocha reflete a inserção precoce do Espiritismo na sociedade baiana poucos anos após o seu surgimento na França em 1857(1).

Na carta, Pereira Rocha estabeleceu um contato com Allan Kardec, demonstrando seu interesse em traduzir para o português as obras O Livro dos Espíritos e Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas (este último foi posteriormente substituído pelo O Livro dos Médiuns). No entanto, ao que tudo indica o trabalho não foi realizado, pois o primeiro O Livro dos Espíritos que se tem notícia em português, data de 1875 e foi traduzido por Joaquim Carlos Travassos, do Rio de Janeiro(2). Em nossa pesquisa biográfica, não encontramos outras referências ao seu envolvimento com o Espiritismo.

Francisco Antônio Pereira Rocha nasceu em Salvador na Bahia entre 1815 e 1816 (não encontramos o ano preciso do seu nascimento) e faleceu em 1878 com 62 anos. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Olinda em 1834, depois começou a trabalhar em Salvador e foi angariando grande respeitabilidade no meio jurídico. Em 1872, o jornal A Reforma, do Rio de Janeiro, destacou que ele seria "o decano dos advogados da Bahia, jurisconsulto notável pelo seu saber e pela sua posição respeitável"(3).

Em 1852, Pereira Rocha recebeu uma permissão do governo baiano para criar uma companhia que fornecesse água potável e canalizada para a cidade. No ano seguinte, a Companhia de Águas do Queimado foi inaugurada(4).

No ano de 1860, ele se muda para o Rio de Janeiro, abrindo um escritório de advocacia, permanecendo por cerca de dois anos na cidade. Posteriormente, ele se muda para Porto Alegre e, em 1862, funda a Companhia Hidráulica Porto-Alegrense para abastecer com água potável a cidade de Porto Alegre.

Ao retornar para a Bahia, Pereira Rocha conseguiu uma concessão para explorar o transporte por máquina a vapor, num período de quinze anos. Ele foi responsável pela importação do veículo escocês Thomson Road Steamers, um dos primeiros veículos automotores do mundo a utilizar rodas de borracha (5)(6).

Referências

(1) Fernandes, M. O. Luiz Olympio Telles de Menezes – Os Primeiros momentos da edição Kardecista no Brasil. São Paulo: 1993. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Universidade de São Paulo - USP.
(2) Wantuil, Z. Grandes espíritas do Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1990.
(3) Francisco Antonio Pereira Rocha. Guia Geográfico - Cidade do Salvador, 2015.
(5) Parque e Fonte do Queimado. Guia Geográfico - Cidade do Salvador, s.d.
(6) Bacelar, Jonildo. História dos Thomson Road Steamers. Guia Geográfico - Cidade do Salvador, 2015. (5) The Thompson Road Steamer. Pacific Rural Press, Vol 1, n. 2, 14 Jan 1871.